sexta-feira, 29 de julho de 2011

caixapreta

Assim, condensado mesmo. Essa coisa assustadora...esse "souvenir" desagradável e inevitável. Aquilo ao qual não temos acesso. E, ainda mais desesperador, aquilo ao qual não devemos ou não podemos ter acesso. Essa caixa preta de pandora....

De lá tudo pode sair. Sem saber seu conteúdo, potencialmente, tudo mesmo. E como saber? Como saber se de lá não sairão monstros, armadilhas, espinhos, tiros e facas? E se dentro desse abismo se formarem criaturas abissais sem controle que podem nos devorar ou nos destruir?

Como não saber?

O desconhecido é, de fato, assustador. Assusta porque escorre, foge do nosso alcance, da nossa visão, da nossa capacidade de apreensão. Esse sistema com mais variáveis do que equações. Essa iminente certeza de haver aquelas letrinhas às quais podem ser atribuídas quaisquer valores, favoráveis ou não. O certeiro medo de, no nosso inseparável pessimismo temoroso, todas as incógnitas um dia se revelarem inimigas, traiçoeiras.

É a doença que gera a doença. É a tentativa de cura cravada de ébanos iatrogênicos. É gerar o veneno através do antídoto.

De todos os venenos, o medo.

O escuro medo do abissal desconhecido.

Um comentário:

  1. "Um sistema assim tão complexo é jamais penetrado totalmente e pode chamar-se caixa preta. Não fosse o aparelho fotográfico caixa preta, de nada serviria ao jogo do fotógrafo: seria jogo infantil, monótono. A pretidão da caixa é seu desafio, porque, embora o fotógrafo se perca em sua barriga preta, consegue, curiosamente, dominá-la. O aparelho funciona, efetiva e curiosamente em função da intenção do fotógrafo. Isto porque o fotógrafo domina o input e o output da caixa: sabe com que alimentá-la e como fazer para que ela cuspa fotografias. Domina o aparelho, sem, no entanto, saber o que se passa no interior da caixa. Pelo domínio do input e do output, o fotógrafo domina o aparelho, mas pela ignorância dos processos no interior da caixa, é por ele dominado. Tal amálgama de dominações – funcionário dominando aparelho que o domina – caracteriza todo funcionamento de aparelhos. Em outras palavras: funcionários dominam jogos para os quais não podem ser totalmente competentes. "

    trecho do livro ^~

    ResponderExcluir