quarta-feira, 28 de março de 2012

Koan?

Eu acabei de ler um texto interessante, apesar de óbvio, sobre o isolamento de casais em si mesmos e como isso é prejudicial e empobrece e mata pouco a pouco as relações.

Postei o texto no facebook, compartilhado de uma amiga - por quem eu vi o link - e coloquei, pra variar o "a gnt melhor prega o que mais precisa aprender" como comentário de postagem do link.

E me ocorreu outra coisa, enquanto eu lia o que eu mesmo escrevi na hora de compartilhar o link...

Mais do que precisar aprender, no caso do tema desse texto específico, é algo que eu preciso aprender para poder viver de fato....e ultimamente tem se tornado algo essencial, imprescindível,para que eu possa sobreviver até, tão urgente se tornou essa noção e essa vivência para mim.

E isso me trouxe à cabeça...não é estranho o quanto nós sabemos do que precisamos...ou por vezes vislumbramos essa tal necessidade específica, sabemos seus mecanismos, sua necessidade e, ainda assim, nos vemos de mãos atadas sem conseguirmos alcançá-la?

São posturas, pensamentos, atitudes das quais sabemos precisar...são as coisas sem as quais nós sabemos que não conseguiremos viver sem...mas ainda assim, justamente as coisas das quais nós mesmos mais nos negligenciamos...

E o que nos segura? O que nos impede? O que nos faz não fazer algo que no nosso íntimo sabemos dever fazer ou tomar o caminho contrário do que nós sentimos que devemos tomar justo no momento em que nos deparamos com a encruzilhada?

Será que a coisa é tão estúpida como o simples dilema de sacrificar um prazer imediato e fugaz por outro duradouro e consistente?

Será que somos assim tão retardados a ponto de abrir mão do que nos alimenta de fato por puro comodismo imediatista?

É meio ofensivo se for verdade.....

Mas se for também...não haverá muito a se fazer para negar o fato de sê-lo...apenas se nós tentarmos mudar de alguma forma...remar contra a maré.

Fazer exatamente o inverso do que estamos acostumados a fazer e, de uma vez por todas, sair da zona de conforto e ir para a zona de confronto....e não só ficar teorizando sobre os embates aos quais nós nunca nos submetemos.....

é..já fiz isso uma vez e deu certo....

mas falar continua sendo infinitamente mais fácil que fazer...

mas já comecei uma vez....apesar dessa sensação - talvez ilusória - de estar patinando de novo....

preciso voltar pro front de mim mesmo...

ô vida.....

e eu já falei demais...

acho que agora só me resta refletir sobre os koans implícitos de mim pra mim mesmo nesse texto...

é.

Um comentário: