segunda-feira, 21 de março de 2011

Cegueira

O que é que há de errado com o mundo??

Não, sério, alguém poderia me explicar, por favor, QUE PORRA É ESSA???!!!

Eu não sei se é coerente dizer 'o que está acontecendo com o mundo', por que eu nem sei afirmar completamente se essa falta generalizada de sensibilidade, de olhar, é recente ou se sempre existiu!

As pessoas param, ou pararam, eu não sei, de olhar. Não olham mais nada. As vezes olham, mas não vêem. Cegos, completamente cegos! Não olham em volta, não olham o outro e, principalmente, não olham nem para si mesmos. Não se dão ao luxo de mergulhar no seu abismo interior. Ignoram a própria complexibilidade e, por extensão, a complexibilidade do mundo, dos outros, do ser humano, de ser humano.

Hoje fizemos nossa primeira visita oficial ao HU. Foi a apresentação do hospital a nós, estudantes. Eu já conhecia o lugar, tive outras experiências que acabaram me levando lá dentro. Grupos menores, olhares diferentes. Todas as vezes que havia entrado lá, eu estava, direta ou indiretamente, orientado a olhar as pessoas dentro do hospital muito mais do que o espaço físico em si. Afinal, para que serve um hospital se não para servir às pessoas?

E dessa vez? Na oficialidade, fomos apresentados ao HU, ao HOSPITAL. E os pacientes? E as pessoas? Eram meros vasos. Peças decorativas de um circo de horrores que nos servirá de base de APRENDIZADO E CONDUTA como estudantes, como médicos, como seres humanos.

Parabéns, instituição! Mais um passo rumo à consolidação da nossa reificação. Nossa e do mundo à nossa volta!

Paramos de olhar as pessoas. PESSOAS. Não são cães, não são peças de decoração, são pessoas. Com histórias, angústias, medos, frustrações, alegrias, esperanças, expectativas. Potenciais imensos de interação. TODOS ignorados. Todos...

Doentes. Tratados como doentes. Servindo de molde para o nosso próprio adoecimento, nossa própria cegueira, nossa própria ignorância, nossa morte como seres humanos.

Ninguém vê. Ninguém percebe. Ninguém questiona.

Nos reduzimos a esse mero gado cego.

CEGO!

Nos negamos à nossa sensibilidade. Nossa humanidade.

Matamo-nos aos poucos...

Esse suicídio coletivo.

Esse sepulcro do mundo.

Muito ÓDIO!

Essa revolta...essa impotência

NINGUÉM!

Mas dessa vez, sem a sensação libertadora.

Apenas o vazio de não ser o que nascemos: HUMANOS

...

2 comentários:

  1. com jeitinho a tudo se dá um jeito.. ^^
    humanos somos, só nossa conduta desde pequenos nos criam para nos mecanizar, atos, falas, gestos.....
    e o costume com a "ambiência" criada para nós, com todos os recursos assegurando para que nada dê errado.. e se der.. a pessoa não aguenta.. enfim.. surtos são importantes..
    e sim, existem pessoas lutando contra!

    bem-vindo à manada ^~

    ResponderExcluir
  2. veio do pó e ao pó vai voltar/ Deixando poeira por onde passar

    ResponderExcluir